Como escolher as cores do seu evento!

Como escolher as cores do seu evento!

Imagine chegar a um evento e sentir à vontade logo de cara. Se isso acontecer, acredite: as cores da decoração, dos móveis, das luzes e até das comidas e drinks tiveram uma participação fundamental no processo. Elas têm a incrível habilidade de provocar sensações, transmitir mensagens, estabelecer o “clima” de um evento e até mesmo criar memórias nos participantes. Viu como escolher as cores certas faz a diferença em um evento? Porém, na hora de produzir um evento, nem sempre você pode definir “qualquer cor de que goste”, como diriam nossos amigos do Pink Floyd. Você terá que pensar nas características do evento, quem é a empresa/marca que está organizando e quem é o seu público-alvo, além de investigar a viabilidade e as possíveis combinações entre elas. Conhecer as mensagens subliminares por trás das cores – e o que elas geralmente transmitem aos participantes – ajuda (e muito!) a escolher as cores do seu evento.

Reunimos algumas dicas preciosas para ajudá-lo na decisão. Chega mais:


1. Defina a mensagem do seu evento e encontre a melhor cor para traduzi-la
Como já dissemos antes, as cores têm um papel muito importante na conquista e fidelização da audiência e precisam ser definidas com paciência e muitos testes! Vai organizar um evento voltado à sustentabilidade? Aposte no verde e branco, que transmitem a ideia de natureza, equilíbrio e renovação. Estamos falando de um evento corporativo? Azul escuro, cinza, preto e branco são boas opções. Quer transmitir uma ideia de energia, otimismo e entusiasmo? Amarelo, laranja e vermelho (este último especialmente em tons mais claros) dão conta do recado!


2. Preste atenção às combinações que são consideradas clichês (a não ser que seja a sua intenção)
Não adianta: existem algumas combinações de cores que já viraram verdadeiros clássicos. O preto e branco (P&B para os íntimos), por exemplo, confere “garbo e elegância” e dá um teor mais tradicional a qualquer evento. A aliança entre preto e roxo remete quase que instantaneamente ao Halloween e o verde e o amarelo, quando juntos, referem-se, na maioria das vezes, às cores do Brasil. Sabendo disso, se o seu evento não se encaixa em nenhum desses perfis, evite utilizar essas e outras combinações que já possuem um significado muito enraizado na mente dos participantes ou que possam gerar confusão sobre o tema/objetivo do evento. Lembre-se de que as cores influenciam o psicológico e tem altíssimo potencial informativo!


3. Aposte nas cores que são tendência e no contraste
O contraste, quando bem utilizado, pode criar um efeito bonito e supercriativo. O emprego do contraste entre tons mais leves confere um efeito mais calmante, e uma mistura multicolorida ou envolvendo tons mais vibrantes transmite uma ideia de juventude e ousadia. Não custa nada relembrar que contrastar duas cores exige cuidado e conhecimento das complementaridades, para garantir que o resultado seja bem-sucedido. Pesquise bastante em livros, vídeos, palestras e fóruns para descobrir o que está na moda e quais as inovações que você pode escolher para as cores do seu evento!


4. Faça várias combinações e teste tudo com antecedência!
Após escolher as cores, é chegado o momento de ver como elas ficarão no seu evento. Analise bem o perfil da marca, empresa ou do dono da festa, se for o caso, teste diversas combinações até encontrar a que mais se encaixa. O processo pode ser longo, mas o resultado compensa, acredite! As cores, como já dissemos, determinam a cara, o tom e a mensagem de uma celebração. Elenque previamente quais os itens que receberão as cores e, se for encomendar a decoração, os comes e bebes ou a identidade visual do evento, certifique-se de conferir tudo com antecedência, especialmente se a combinação de cores for inusitada ou “fora da caixa”, como se diz. Esse ponto é bem importante, portanto atenção!


5. Utilize cores que combinem com a marca da empresa ou do evento
Esta regra não é obrigatória, mas ajuda a dar mais consistência ao visual do evento, criando uma estética já conhecida pelo público e evitando que as cores “briguem” entre si. Imagine escolher cores supervibrantes para a decoração e a marca da produtora ou do cliente não estar de acordo? O risco é de gerar uma incoerência ou até mesmo ofuscar a marca, o que você não vai querer de jeito nenhum. A paleta de cores deve atuar em parceria e complementaridade com a identidade visual do evento, formando uma unidade. Além disso, cheque se as cores escolhidas também estão de acordo com a proposta e o objetivo do evento, para que a transmissão das mensagens e as sensações provocadas sejam as melhores possíveis!


Foto: The Color Run


Fonte: hblog.eventick.com.br/escolher-as-cores/
 

Data: 28/08/2014

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